Curso Intensivo aos Sábados

No sentido de atender aos alunos que não podem dispor de tempo durante a semana, a ABS-Rio lançou o Curso Intensivo aos Sábados. O curso, com carga horária de 20 horas/aula, contemplará os conteúdos dos cursos Básico e de Degustação e acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de setembro.

O valor do curso inclui livro, apostila, cópia das apresentações das aulas em meio digital e todos os vinhos (24 rótulos) a serem degustados.

Preço: R$ 1.100,00 (pode ser pago em até quatro vezes no cartão).
Atenção: Inscrições abertas. Vagas limitadas.

Veja o programa:

1609h – 11hHistória. Estatísticas. O vinho no Brasil. Fatores que influenciam a qualidade do vinho. Plantio. Cuidado com as videiras. Principais castas viníferas. O vinho e a saúde.
 11h – 13hVindima. A cantina. Elaboração de um vinho branco. Elaboração de um vinho tinto. O papel das barricas de carvalho. As rolhas.
 14h – 16hElaborações especiais. Vinhos rosé, doces fortificados: Porto, Madeira, Jerez e outros. Doces não fortificados. Elaborações regionais específicas. Destilados do vinho.
 16h – 18hOs espumantes. Métodos. O champagne. Os espumantes nacionais, Crémant, Mousseux, Sekt, Cava, Espumanti, Sparkling. O serviço dos espumantes.
2309h – 11hA degustação dos vinhos. Análise sensorial – aspectos visuais, aspectos olfativos.
 11h – 13hA degustação dos vinhos. Análise sensorial – aspectos gustativos. Amadurecimento e envelhecimento. Evolução dos atributos do vinho. Uso da ficha analítico-descritiva.
 14h – 16hHarmonização entre vinhos e comidas.
3009h – 11hO serviço dos vinhos – ordem de precedência e temperatura de serviço. Copos, garrafas, decanters e outros instrumentos usados no serviço do vinho.
 11h – 13hPanorama dos vinhos do mundo. Velho Mundo. Histórico, legislação, características.
 14h – 16hPanorama dos vinhos do mundo. Novo Mundo. Histórico, legislação, características.